quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Se foi um ótimo protesto? Sim, virão muitos, na manhã plena de sol e luz.


A manifestação na manhã de segunda (06//11/2017), na Avenida do João  Paulo foi, sem dúvidas, uma das mais vitoriosas lutas que as periferias de São Luis - MA já tiveram ao longo do tempo.

Encabeçada por mulheres e homens que ali estavam presentes, contamos ainda com a força de passageiros que somaram-se a manifestação dos moradores daquela área.
Muitas falas expressavam claramente  a indignação da população que sofre com o descaso e humilhação da Prefeitura e do Estado, com obras nunca começadas e as velhas promessas.

Entre as organizações que compuseram o ato estava nós do Quilombo Urbano, acentuando todas as necessidades de organização da classe trabalhadora.

Um ato vitorioso, onde fortalecemos outros chamados para que novamente o povo retornem as ruas, a exemplo é a Greve Geral no Brasil chamado para  Sexta feira, dia 10.

Denunciamos junto com a comunidade, políticos e pilantras que usurpam das nossas vidas todos os dias.

Tudo isso em aproximadamente 3 horas de paralisação em uma das regiões que mais produzem lucros na cidade, a Feira do João Paulo gerando cobrança de empresários com a Prefeitura, para que providenciem "liberar a via".

 Como  resultado dessa manifestação que atinge diretamente o bolso de empresários do capital maranhense, fomos  surpreendido com o Choque soltando bomba de gás, spray de pimenta e muita, mas muita repressão.

Agrediram manifestantes, apagaram arquivos de imagens em celulares de detidos seletivamente.
Tudo isso depois que negociamos a saída pacífica do local.
O Choque já estava posicionado, que mesmo já encerrados os atos, fizeram a velha prática de dispensar com gás de pimenta e bombas de efeito moral.

 O que era pacífico se tornou uma correria.

A população ainda estava muito indignada com a forma que todos foram tratados.
Fomos detidos arbritariamemte  por estar na rua protestando. Nos levaram para o 2 DP, onde muitas mulheres foram até  a delegacia acompanhar o desenrolar dos acontecimentos.

Confusão e cobranças foram percebidos pelos delegados que rejeitaram o caso por medo da aglomeração dos moradores em frente a delegacia. Tiveram que fazer o B.O em outro Departamento Policial por medo dos moradores.

A revolta era muito grande.

Contudo, seguiremos lutando na rua, nas greves e marchas das periferias de São Luis.
Parabenizo todos os moradores do Coroado, João Paulo e adjacências pela disposição de luta e coragem.

 Agradeço aos companheiros da CSP Conlutas, Quilombo Urbano, Quilombo raça e classe, PSTU pelo amparo moral e político na construção de minha compreensão de vida e de luta. Saudações  de minha militância. ✊🏿


 _Agradece_Claudiomar_Vasconcelos -Militante do Movimento Organizado Hip-Hop Quilombo Urbano






Nenhum comentário: