PERIAFRICANIA PRODUÇÕES

Loading...

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Posse Comuna de Palmares Realiza Atividade de Hip Hop no João Paulo


Figurando entre uma das áreas mais violenta de São Luís, a Rua da Felicidade no bairro João Paulo foi agraciada neste sábado (29/01/2012) com uma importantíssima tarde cultural regada a muita ideia promovida pelos integrantes da Posse Comunas de Palmares, uma das mais antigas do Quilombo Urbano.  O clima era muito tenso, pois praticamente todo fim de semana é registrada algum tipo de ocorrência policial nessa rua que tem aproximadamente meio quilometro.   Enquanto os Dj´s  Ras Mauro e Naif tocavam uma seqüência de rap e reggae, Espectro grafitava o descaso governo com a juventude favelada. Preto Roob, vocalista do Raio X Nordeste, coordenava e explicava à comunidade a importância de uma atividade como aquela e exigia “o fim da guerra interna” entre a juventude do bairro. Nas proximidades dali uma partida de “queimado” era assistida por uma multidão que fazia das calçadas arquibancadas.
               Mais ou menos por volta das 18h iniciava as apresentações. Mano Moreles, rapper deficiente visual, foi o primeiro a se apresentar. Com ótimas letras, levadas hipnotizadoras, Moreles mostrou por cerca de meia hora por que é uma das maiores revelações do Hip Hop maranhense dos últimos anos. Além do talento cultural, Mano Moreles fazia discursos que dava a impressão de ser um antigo militante do Quilombo Urbano, mas ele está conosco há apenas três meses e possui só 19 anos de idade.
                 Logo depois foi a vez de Hertz do Gíria Vermelha se apresentar, mas antes reservou alguns minutos para denunciar a ação criminosa que o governo Alckmin praticou contra os moradores de Pinheirinhos em São José dos Campos, São Paulo. Ao término do seu inflamado discurso entrou a base da música O Imortal, uma das mais escutadas do bairro.  A agitação da rua foi substituída por silêncio e atenção. Mesmo as duas “rodinhas de fumaça” que se formou próximo à atividade foi desfeita assim que as apresentações iniciaram; uma demonstração do respeito que o Quilombo Urbano nutre entre os favelados sejam de qual quebrada for.
                Ao final, Preta Lú relatou em tom de alívio e satisfação “Fazia muito tempo que aqui não tinha um sábado tão tranquilo”. A proposta da Posse Comuna de Palmares é realizar atividades pelo menos uma vez por mês no bairro do João Paulo.  

Hertz Dias é professor de História, vocalista do grupo de rap Gíria Vermelha do Quilombo Urbano e militante da CSP Conlutas.

Nenhum comentário: