quinta-feira, 11 de setembro de 2008

12 de setembro de 2008, 31 anos sem STEVE BIKO


Steve Biko, lider Negro Sul-africano que lutava pelo direitos civis dos negros contra o apathaid na África do Sul. Steve biko sempre se posicionou contra o aparthaid, dando direção pra massas oprimidas, "Enquanto nos dirigimos ao branco, mendigando com ochapéu na mão nossa emancipação, estaremos lhes dando mais autorização para que continue com seu sistema racista e opressor¹. No dia 31 de março de 1973, foi banido, proibido de anda nas ruas, de discursar em público e de esta com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, dia 12 de setembro de 1977, foi preso e assasinado pela polícia a mando dos imperialista brancos que segregava a população Sul-africana com o aparthaid.

Steve Biko referência de luta e resistência pra toda diáspora negra.

1- Steve Biko Escrevo o que eu quero p. 133.

4 comentários:

Anônimo disse...

O blog tá muito lindo. Informativo trazendo a tona a história do povo negro e seus grandes homens parabéns!

Victor Hugo disse...

Parabéns pelo blog,

http://musicamaranhense.blogspot.com

Estúpidos & Sensíveis disse...

Então moçada, gostaria de parabenizá-los pelo blog e principalmente pelo trabalho de vocês. Tive oportunidade de ter acesso ao trabalho do Gíria Vermelha durante as atividades da CONLUTAS no FSM aqui em Belém. Inclusive os debates promovidos pela CONLUTAS talvez tenha sido um dos poucos espaços de fato construtivos para uma perspectiva de luta (bem diferente da própria proposta do Fórum aparelhado até a alma pelo PT).
Mas sobre o trabalho de vocês, senti muito orgulho por saber que o mov. hip-hop não só prova que pode ser engajado como militante...socialista.
Parabéns!!!!!
Saudações socialistas

J.P. disse...

Camaradas, sou do Piauí. tenho em mãos o cd "a hora do revide" do gíria vermelha.

Estou deliz por encontrar letras revolucionárias.

Até o socialismo.