quarta-feira, 1 de julho de 2009

Haitiano participa de ato no Centro Histórico de São Luís - MA

O Centro Histórico conhecido pelos seus casarões do período colonial fez parte do roteiro da visita do haitiano Frantz Dupuche (PAPDA). Apesar do cansaço após um dia inteiro de entrevistas em rádios da capital maranhense e um debate na Universidade Federal do Maranhão, Frantz ainda participou de um ato no Quilombo Cultural Lagoa Amarela.
O Quilombo que desde o ano passado se tornou um espaço de reunião e debate da militância de esquerda e palco das apresentações musicais e grafites do Movimento Hip Hop Organizado Quilombo Urbano (filiado à Conlutas) é rodeado por vários casarões construídos pelas mãos e braços dos negros e negras africanos, explorados e escravizados por séculos pelos europeus.
O contato entre as experiências relatadas pelo militante haitiano e as dos militantes nas periferias maranhenses demonstram que apesar da abolição da escravidão, negros e negras continuam a sofrer com o racismo, o desemprego, os baixos salários e a repressão das polícias.
As atividades da visita do haitiano em São Luís tiveram o apoio da APRUMA, seção do ANDES, Sintrajufe, Sindicato dos Bancários, Quilombo Urbano, ANEL, Conlutas, PSTU e PSOL.

Um comentário:

Brigada Cabana disse...

Camaradas, vai um sinal de fumaça da margem esquerda do rio Tocantins, do interior da Amazônia paraense. Cametá.

Sou militante do MTL e PSOL, temos acompanhado com muito entusiasmo as movimentações de voces e gostariamos de tê-los por aqui para trocarmos experiencias e avançarmos na luta.

Aguardo contato: pessoalobo@yahoo.com.br