sábado, 22 de outubro de 2011

Atividades nos Bairros de São Luís Esquentam a Construção da VI Marcha da Periferia.

Quatro atividades vitoriosas em apenas uma semana. É isso mesmo, a VI Marcha da Periferia começou a ganhar as ruas e praças de São Luís com toda força. Na quarta feira, dia das crianças, duas atividades foram realizadas durante todo o dia no Bairro da Liberdade. Uma na comunidade da Floresta e outra na Boa Esperança.  Regado a hip hop, reggae, músicas infantis, lanche comunitário e muita brincadeira, as atividades envolveram um grande números de moradores do bairro, sobretudo as crianças e adolescentes. Os responsáveis pelas atividades foram os membros da Posse de Hip Hop Liberdade Sem Fronteiras, CSP Conlutas e do Movimento Negro Quilombo Raça e Classe em parceira com dezenas de moradores do bairro, especialmente as mulheres.    
              Na sexta-feira, dia 15, foi à vez do bairro do Coroadinho onde todas as sextas funcionam a Posse “Bancada Hip Hop” em uma praça localizada na entrada do bairro.   Aproximadamente 150 pessoas, a maioria jovens, se reuniram para escutar músicas, apreciar grafitagens ao vivo feitas e refletir sobre as falações que intercalavam com as atividades culturais. Também foi entregue um panfleto intitulado “Pelo Fim da Guerra Interna no Coroadinho”, tendo em vista que esse bairro esteve no centro do noticiário local e até nacional em função de conflitos ocorridos em seu interior nos últimos dias. A Bancada Hip Hop é construído por militantes independente e do Quilombo Urbano.
     No sábado, dia 16, o palco foi o bairro do Bequimão, onde foi exibido e debatido o documentário “Cenas de Uma Guerra Particular”. Além disso, os presentes tiveram oportunidade de presenciar uma rodada de estilo livre no rap (Freestyle) e ler três panfletos diferentes que foi entregue por militantes do Quilombo Urbano, ANEL e Quilombo Raça e Classe, que estão construindo uma posse neste bairro. Ao final alguns moradores que residem nas proximidades da praça onde foi realizada a atividade foram pessoalmente parabenizar os seus organizadores.

Nenhum comentário: