terça-feira, 8 de novembro de 2011

VI MARCHA DA PERIFERIA

Marcha da Periferia


Em novembro, na semana da consciência negra, marchamos dando continuidade as lutas que são travadas nas ruas no decorrer do ano. Levantamos nossas bandeiras fazendo nosso manifesto levando as reivindicações da periferia para o centro em caminhada pelas ruas do centro da cidade de São Luis/MA. Sociedade Civil, Movimento Estudantil, Movimentos Populares e Organizações Sindicais realizam a Marcha da Periferia.

A Marcha da Periferia, um ato político e cultural, surge em 2006 com o intuito de fortalecer a luta da classe trabalhadora. Esta é uma manifestação construída em diversas comunidades. Nos meses que antecedem as marchas são realizadas atividades em bairros abordando questões sociais. E é organizada pelo Comitê Pró-Periferia, estando composta principalmente pelo Movimento Organizado de Hip Hop/MA Quilombo Urbano, Central Sindical e Popular Conlutas, Quilombo Raça e Classe, ANEL: Assembléia Nacional de Estudantes – Livre e Representantes de várias comunidades.

Nos anos anteriores temas como Reforma Agrária, Reparações para com o povo negro, Pelo Fim da “Guerra Interna” na Periferia, Reforma Urbana foram colocados para discussão junto à sociedade. Neste ano de 2011 está sendo debatido o tema Contra a criminalização da pobreza. No decorrer da construção de cada edição da marcha é feito e entregue ao governo e a prefeitura um documento com pautas de reivindicações relacionadas à educação, habitação, saúde, desemprego, segurança pública, tendo como objeto pressionar os governantes a agirem de acordo as necessidades do povo. Seja Quilombola, Indígena, Preto ou Branco só não seja traidor. Todos os povos periféricos, uni-vos. Marchamos, marcharemos até vitória!!!





“Gegê”...

Militante do Mov. Org. de Hip Hop Quilombo Urbano

Militante da CSP Conlutas-MA

Nenhum comentário: