quinta-feira, 24 de maio de 2012

Quilombo Urbano Cresce, Favela se Fortalece!




            Desde o início do ano o Movimento Hip Hop Quilombo Urbano vem desenvolvendo uma série de atividade nos bairros de periferia de São Luís e até em cidades do interior do estado, a exemplo de Chapadinha. As atividades têm ocorrido, sobretudo, nos bairros em que temos posses organizadas ou naqueles em que os conflitos entre a juventude tem se intensificado. Para se ter uma ideia, já passamos pelo João Paulo onde a Posse Comuna de Palmares  já realizou três atividades só esse ano e no bairro da Matina em que  a Posse Luiza Maín tem desenvolvido atividades tanto de rua como em escolas. 
           No Novo Angelim, a Posse Magno Cruz realizou uma das mais das atividades mais esperadas. O clima do bairro era de tensão em razão dos diversos crimes que envolvem o Morro Sorvetão e o a comunidade Pequizeiro.  No dia da atividade as falas e as canções cantadas pelos grupos Renegados do Sistema e Gíria Vermelha levaram muitos moradores às lágrimas. Desde então há um relaxamento da guerra interna que prova que nossa Campanha tem surtido efeito.
            No mês de abril estivemos realizando o “Hip Hop contra os despejos forçados e a Guerra Interna” na comunidade Eugênio Pereira no município Paço do Lumiar. Essa comunidade está ameaçada de ser despejada e o Quilombo Urbano, juntamente com a ANEL (Assembleia Nacional de Estudantes Livres) e o MML (Movimento Mulheres em Lutas), ambos da CSP Conlutas, pretendem construir um posse nessa comunidade para organizar a juventude a resistir contra os despejos forçados.
Sonianke, Dialeto Preto, mandando ideias nas falas e nas rimas


           No bairro Coroadinho, considerado pela grande mídia como um dos mais violentos de São Luís, estamos realizando o “Conexão Hip Hop” que é uma parceira com a Posse Família Hip Hop que não é filiada ao Quilombo Urbano.  No dia da falsa abolição da escravidão (13 de maio) estivemos na comunidade Canaã no bairro São Raimundo.  Essa atividade lançou o embrião de fundação de mais uma posse do Quilombo Urbano e de reativação da união dos moradores do bairro que está desativada há anos e jogada aos ratos, baratas e cupins.
               No último sábado (18\05) foi à vez da comunidade Irmãos Coragem. A receptividade não foi diferente. Apesar de a área ser de cobertura da Posse Comunas de Palmares, é provável que uma nova posse seja fundada nessa localidade. Os grupo Raio X Nordeste , Dialeto Preto e Mano Magrão e Voz Urbana destacaram-se nas apresentações.
                    Preto Roob, Raio X Nordeste e morador da área, distribui panfletos aos presentes

                Alegra-nos a simpatia dos moradores. Algumas das canções dos grupos de rap do Quilombo Urbano são verdadeiros hits entre esses jovens e de muitos pais. Os grafites têm embelezado e politizado os muros de cada uma dessas quebradas. Os panfletos são lidos atenciosamente. Nossos CD’s, camisetas e outros produtos são comprados por aqueles que se identificam com nossa política musicalizadas ou pelo simples desejo de querer contribuir financeiramente com uma organização que não se lambuza com dinheiro dos governos, patrões e ONG’s.

Nenhum comentário: