terça-feira, 26 de junho de 2018

Saudações do Quilombo Urbano à Formosa



O Quilombo Urbano cumprimenta a Formosa com a arte do Graffiti e muita troca de ideias como preparação para o Arraial na comunidade, ação coordenada pelo militante Preto Roob. O Movimento Organizado de Hip Hop Militante do Maranhão acredita e incentiva o potencial das manifestações da Arte e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena.

Se liga, conscientização é a palavra certa é a saída
Raízes na cultura tem de montão, Tambor de Espinhos Seu Iran só recordação
Festa Junina tem Formosinha Princesinha Flor do Sertão
Quadrilha Macho a Macho só diversão, disposição pra lutar pra curtir
Comecei ouvindo rap
Trecho da música Formosas Recordações, Raio X do Nordeste (Grupo de Rap do Quilombo Urbano)

No Brasil, país de ordem e progresso? Somente uma imposição ideológica para tentar disciplinar. Na bandeira brasileira o ideário positivista já ultrapassado desde sua origem. A realidade atual e histórica é de regresso com as reformas impostas pelos políticos corruptos. Mas assim como acontece em outros países também, há muita mobilização social contra isso. É necessário fortalecer a luta de classes contra todas as formas de opressão e mais valia.

Me recordo com satisfação, da minha quebrada, dos meus irmãos
Antes Rua da Vala hoje é Formosa no verso, na ginga, na vida, na prosa
É lá que mora meu amor, minha rainha, minha mãe, minha família
Que só me traz felicidade todo dia, o tempo passou não me esqueço do passado
Não podia nem chover ficava alagado, era merda e bicho morto para todo lado
Mas um vizinho ajudando na casa do outro, quem é das antiga passou muito sufoco chegado
A comunidade subiu a ladeira, fechou a avenida pra reivindicar
Por melhores condições de vida do nosso lugar
Seu Zé conhece tudo desde o começo, na época só mangue não era desse jeito
Sururu, caranguejo, sarnambi não faltava nas panelas da Vila Maruim
Trecho da música Formosas Recordações, Raio X do Nordeste (Grupo de Rap do Quilombo Urbano)

 Mais uma atividade realizada em parceria entre o Quilombo Urbano e a Periferia, desta vez na Formosa para demonstrar e saudar a importância da Cultura Popular tão essencial para reagirmos contra a ideologia exclusivamente de apropriação e criminalização da juventude e da classe trabalhadora. A produção do Graffiti foi feita pelo grupo D’ Skerda Crew em união com o artista Over e os moradores locais que utilizaram também a tinta para demarcar uma “quadra de futebol de travinha” na rua mesmo devido à falta de quadra poliesportiva para praticar esportes. Precisamos de condições dignas de vida e educação social a partir das nossas próprias referências e ancestralidade isso sim, que país só de futebol?