quinta-feira, 21 de junho de 2018

QUILOMBO URBANO

No Maranhão são diversos os movimentos que trabalham em prol da classe trabalhadora, estes situados dentro de sindicatos, partidos, movimentos independentes, estudantis, culturais, etc., cujo público de grande diversidade se organiza de maneira a construir uma unidade de luta contra as incoerências capitalistas e toda forma de opressão politica e social dentro das comunidades mais carentes.
Nesse contexto se tem o Quilombo Urbano, que se trata de um movimento político-cultural que nasce através da arte, onde os sujeitos participantes trabalham em benefício da libertação e da criação de condições objetivas para a luta contra as opressões.
O "Quilombo Urbano" é o movimento maranhense de principal referência para o hip-hop (break, rap e grafite). O Quilombo Urbano se define como uma organização NEGRA, SOCIALISTA E REVOLUCIONARIA!           
O “Quilombo Urbano” resgata referenciais do passado de resistência da população negra como os quilombos e rearticula com as demandas do presente, propondo mudanças e novas estruturas societárias.
O “Quilombo Urbano” enquanto movimento social, através do Hip Hop e de seus discursos em letras de rap, grafites, manifestações, informativos, dentre outras práticas têm desenvolvido diversas ações na capital maranhense, fazendo uso de uma educação popular, que pretende viabilizar outra sociedade, onde a igualdade prevaleça e as discriminações de raça sejam eliminadas, juntos, esse movimento construiu uma identidade étnico-racial mobilizadora e uma consciência crítica, no sentido de relacionar a imediaticidade das lutas especificas, tanto econômicas quanto raciais.
Mostra Fotográfica e Mostra Artigo Cientifico: Quilombo Urbano. AMORIM, Juliene; DA SILVA, Celyanny; DO NASCIMENTO, Elierika; FERREIRA, Ananda; FRAZÃO, Lusileide; MAIA, Fernanda; REGO, Davi; REIS, Claudiane; ROCHA, Ellen; SOUSA, Gustavo. Seminário Serviço Social. IESF, 2018.

4 comentários:

Unknown disse...

Muitooooo orgulho👏✊

Unknown disse...

Muito Bom!!!!!

Anônimo disse...

Foi maravilhoso����

Unknown disse...

Parabéns