sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

QUEM TEM IMUNIDADE PARA COMETER CRIMES NÃO PRECISA USAR MÁSCARA DE FOFÃO

P/ Hertz Dias

O governo do Estado do Maranhão através da Secretaria de Segurança Cidadã (Sesec) baixou a portaria nº. 58/2009 que proíbe o uso das tradicionais máscaras de fofão do carnaval maranhense. Em nossa compreensão essa é mais uma entre tantas outras leis que tentam criminalizar os pobres e suas práticas culturais e de lazer. Ainda que seja notório o crescimento da violência em todo o país e que tende a se agravar com a crise econômica do capitalismo, os que defendem essa proibição não apresentam qualquer dado estatístico que mostre a ligação direta entre o crescimento da violência no carnaval maranhense e a utilização desse tipo de fantasia.
Mais uma vez a elite tentar fazer dos pobres os bodes expiatórios para desviar a atenção dos crimes que eles comentem permanentemente contra os trabalhadores. No momento em que a Euromar, concessionária de veículos do Maranhão, comete um crime de quase 30 milhões de reais com vendas ilegais de veículo e a assembléia legislativa do Maranhão é acusada de superfaturar milhões de reais na construção de seu novo prédio em uma área, diga-se de passagem, de preservação ambiental, são os pobres que são criminalizados.
A Companhia Vale, por exemplo, prepara mais um crime contra o meio ambiente e contra a população pobre do nosso estado. A mesma está em via de construir o Píer V que pretende aumentar seus terminais portuários para intensificar a extração de minério de ferro do nosso solo que alcançará a média de 210 milhões de toneladas para escoar para o exterior, além de remover centenas de famílias que vivem da pesca na Praia do Boqueirão. Quanto a isso a grande mídia e o governo do Estado simplesmente silenciam.
E a CEMAR, alguém proibiu de continuar a exercer a lucrativa atividade de “vender” energia elétrica para os maranhenses mesmo depois do grave crime cometido com as instalações de medidores digitais adulterados que, em muitos casos, elevou a taxa de energia em mais de 300%?.
Quem não se lembra também do Marafolia de 2004 que teve um saldo de quatro mortos em menos de três dias, além de dezenas de feridos em acidentes provocados por embriaguez? Mas, por incrível que pareça, era o bairro da Liberdade que tinha os seus bares fechados sob a alegação de que o consumo de álcool nestes estabelecimentos contribuía para aumentar a violência.
E o bloco Bicho Terra, que usa máscaras, será que essa lei vai ser aplicada a ele? É obvio que não, pois seus proprietários são protegidos pelas duas maiores oligarquias que controlam o estado do Maranhão.
Poderíamos elencar uma enorme lista de crimes cometidos por burgueses em nosso estado como o Caso Lunus, o caso Gualtama que envolve tanto membros do grupo Lago como do grupo Sarney, a privatização criminosa do BEM e da CEMAR, os crimes de estelionatário de 25 milhões de reais praticado pelo governo de Roseana contra os trabalhadores do município de Rosário-MA, e tantos outros que não levou um único burguês de toga e gravata e mofar atrás das grades.
Como vemos, são os ricos desse estado que cometem crimes de grandes proporções e impactos sociais a reveria por que tem imunidade parlamentar ou por que são protegidos por parlamentares e governos corruptos como foi o de Roseana Sarney e como é o de Jackson Lago. E para isso eles não precisam usar máscara de fofão.
Na verdade se os crimes de empresários e dos políticos fossem combatidos veementemente, certamente a violência seria praticamente inexistente em qualquer época do ano. Mas, como dizia velho Marx o Estado nada mais é do que o comitê armado da burguesia, não restando aos trabalhadores outra opção a não ser quebrar sua espinha dorsal através da revolução socialista.

Hertz é historiador e militante do Movimento Hip Hop Quilombo Urbano, do GT Negro Cosme da CONLUTAS-MA e vocalista do grupo de rap Gíria Vermelha.

2 comentários:

Victor Hugo disse...

Salve,

Sou dono de um blog chamado MUSICAMARANHENSE. Como frequentador e adimirador, não só do Gíria Vermelha, mas do movimento negro em si, informo que esse blog foi homenageado no http://musicamaranhense.blogspot.com com o SELO CONECTOU, BLOG NOTA 10! Passa lá e dá uma olhada, abração!

Fiquem na paz!

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e